domingo, 15 de junho de 2008

SAUDE E ESPIRITISMO




Qual a contribuição do Espiritismo para
a saúde humana?


6 comentários:

AME-DF disse...

O Espíritos afirmaram a Allan Kardec que o Espiritismo marcará nova era na humanidade.
A medicina atual, materialista não contempla a realidade espiritual por que o Espírito, ser imortal, está fora de sua capacidade de análise direta. No entanto o Espiritismo enriquecerá a concepção médica do homem em seu tríplice aspecto, dando-lhe elementos novos para o raciocínio médico.

Anônimo disse...

Auxiliando a resposta da página inicial, vejamos o comentário de Allan Kardec em "A Gênese", no Capítulo I, Caráter da Revelação Espírita

40. — O estudo das propriedades do perispírito, dos fluidos espirituais e dos atributos fisiológicos da alma abre novos horizontes à Ciência e dá a chave de uma multidão de fenômenos incompreendidos até então, por falta de conhecimento da lei que os rege — fenômenos negados pelo materialismo, por se prenderem à espiritualidade, e qualificados como milagres ou sortilégios por outras crenças.
Tais são, entre muitos, os fenômenos da vista dupla, da visão a distância, do sonambulismo natural e artificial, dos efeitos psíquicos da catalepsia e da letargia, da presciência, dos pressentimentos, das aparições, das transfigurações, da transmissão do pensamento, da fascinação, das curas instantâneas, das obsessões e possessões, etc. Demonstrando que esses fenômenos repousam em leis naturais, como os fenômenos elétricos, e em que condições normais se podem reproduzir, o Espiritismo derroca o império do maravilhoso e do sobrenatural e, conseguintemente, a fonte da maior parte das superstições. Se faz se creia na possibilidade de certas coisas consideradas por alguns como quiméricas, também impede que se creia em muitas outras, das quais ele demonstra a impossibilidade e a irracionalidade.

Grifos nossos

AME-DF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AME-DF disse...

A prática da medicina da nova era se alicer-se-á na busca de um novo modelo associando o conhecimento acadêmico à realidade da existência da alma, e as ações médicas serão baseadas na solidariedade e no amor fraterno.
Este é o paradigma médico espírita que se reforça pela definição de saúde estabelecida pela OMS:"ESTADO DE COMPLETO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL."
A ação médica deverá considerar o doente além do corpo físico e de sua mente acessando o Eu interior, a alma, que rege todos os fatos da vida.

Anônimo disse...

Ampliando o conceito de saúde holística sob a visão Espírita, reparemos no seguinte comentário:

A visão holística da saúde — considerei mentalmente — possui grande abrangência de temas. Nessa interdependência de questões que predispõem à doença ou fomentam o bem-estar, constata-se a necessidade de uma equilibrada observância de itens de naturez ética em vários ramos do conhecimento, contribuindo para a harmonia. O efeito mais imediato não deve ser o único a receber consideração e interrupção, pelo fato de ser, de alguma forma, possível conseqüência de outros fatores que permanecem ocultos. O terapeuta alarga, então, os seus horizontes de ação e transita por diferentes métodos que se ampliam desde as experiências psicológicas às psicobiofísicas, aos acontecimentos ambientais, ecológicos, sociais, morais e econômicos, assim tornando-se um verdadeiro sacerdote do bem e não apenas um saneador de conseqüências.
Sem o conhecimento do Espiritismo, difícil lhe será distinguir se uma enfermidade física resulta de uma indução obsessiva, ou se uma alienação mental não é portadora de típica psicogênese. O preconceito ancestral que separava a Física da Metafísica esface-lou-se, a Medicina das Terapias Alternativas e das Doutrinas psíquicas em geral, e da espírita em particular, cede lugar a um perfeito entrelaçamento para identificação correta do homem e suas necessidades, assim como dos melhores processos para a sua promoção,o seu equilíbrio humano, espiritual, social.

Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo P Franco – Trilhas da Libertação, FEB, pág. 35
Grifos nossos.

Anônimo disse...

A terapêutica segundo o conceito holístico se realiza de acordo com os ensinamentos abaixo:
"A mente, exteriorizando as asppirações do Espírito, impõe à organização somática as suas próprias aspirações e preferências, que se corporificam, quando mórbidas, nas mais diferentes dependências e patologias, responsáveis pela desarticulação dos seus mecanismos. Assim sendo, qualquer abordagem terapêutica não deve ser parcial e sim holística, atendendo a todas as partes construtivas do ser.... Assim mediante o novo modelo biológico, todo tentame em favor do equilíbrio deve fundamentar-se na transformação moral do paciente, na sua recomposição emocional, originada na mudança dos painéis mentais para a adoção de pensamentos sadios e na vivência concorde com os ideais de engrandecimento, que são catalizadores das forças vivas presentes em a natureza-sintonia ecológica- que interagemna sua constituição global. Eis por que as preocupações com o verde, a harmonia do meio ambiente e a sua preservação fazem parte do esquema de saúde social.
Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Pereira Franco em Trilhas da Libertação FEB,pg 19 e 20.